Cuidado com os excessos na festa da empresa!

Fim do ano chegando, e com ele as festas comemorativas na empresa. Comida e bebida de graça, é um estímulo para os excessos por parte dos participantes.

Tome cuidado, não beba demais, porque comportamentos inadequados nesses eventos podem causar uma imagem negativa do profissional, e um retrocesso na carreira. Muitos casos, podem causar desde uma simples advertência, e em casos extremos uma demissão.

A bebida é considerada por consultores de etiqueta corporativa como o problema mais sério e o maior causador de certos constrangimentos nas festas.

Aquele pensamento popular que em dia de festa, tem que  esquecer de tudo, e festar, é uma armadilha para as pessoas que levam isso ao pé da letra. Os festeiros, que sempre se destacam nas confraternizações por adotarem um comportamento avesso do que costumam ser, em virtude de terem se  excedidos em algumas doses de bebida alcoólica, se esquecem que estão sendo constantemente  avaliados  pelos seu superiores, que estão logo ali ao seu lado.

Logo,  comportamento tais como a do  contador de piadas de mau gosto, de promover brincadeiras fora do padrão, etc… , é visto como negativo e inadequado, já que promove uma imagem negativa, destruindo assim os pontos positivos conquistados até o momento.  As consequências disso, são a proliferação de comentários negativos dessas pessoas, dentro da empresa na semana seguinte, alimentando assim a “radio peão” , na qual é pautada por distorções, mau entendido, e em algumas vezes brigas.

Outro aspecto a ser considerado, é se vale a pena levar o acompanhante, quando a empresa assim permite; tais como namorado, amigo ou familiar. Pois um eventual comportamento inadequado dessas pessoas durante a confraternização irá refletir diretamente na carreira do colaborador dentro da empresa.

Para as mulheres em específico, as roupas utilizadas nesses eventos, tem que ser a mais próxima possível do habitual. Fuja de vestimentas que  promovam a sensualidade,  tais como uma blusa decotada, mini-saia, shot curto, etc… Muitas vezes nessas festas estão a esposa ou namorada, de seu colega de trabalho, e que  por ser ciumenta, acaba brigando com o parceiro, pois vê naquela nesta situação uma ameaça para seu relacionamento. Há empresas que não permitem que hajam a participação de terceiros, simplemente para evitar esse tipo de situação.

Portanto,  para não errar diante de chefes e colegas, abaixo algumas dicas importantes:

VISUAL —

Cuidado com roupas extravantes ou exportivas demais. É uma festa, mas o ambiente é corporativo.

HORÁRIO—

Não chegue atrasado. Não saia tarde demais.

EDUCAÇÃO—

Atitudes elegantes e educadas devem fazer parte de todos os momentos em que você se relaciona com seus colegas.

OBSERVAÇÃO—

Aprenda com a postura de seus colegas. Veja que o agradou ou não e porque. Siga o exemplo.

BEBIDA

Não exagere no álcool; se você sabe que isso pode acontecer, peça para um amigo avisar quando você tiver passando dos limites.

O PRESENTE

Ao escolher um presente, tente encontrar algo neutro que não rotule a pessoa. Nada de lingeries provocantes, roupas íntimas em geral, produtos de higiene (perfumes, shampoos, etc…)

À MESA

No restaurante, ou mesmo quando for pegar comida no aparador, não encha demais o prato. É mais elegante repetir do que voltar à mesa com um prato demasiadamente lotado.

COMUNICAÇÃO

Durante um jantar ou almoço, não fale alto, nem busque conversar com outra pessoa que está longe de você. Troque de lugar se for necessário.